sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Descoberta que Mudou a História



Pesquisadores e arqueólogos envolvidos no projeto “Em busca do sagrado, O Mito da Serpente”, escavando em um sítio arqueológico na bacia amazônica realizaram uma descoberta que mudará os rumos da história. Trata-se de um santuário próximo a uma nascente, incrustado nas paredes rochosas e que se estende por galerias no subsolo, encontra-se lá um lugar de adoração.
Pesquisadores suspeitam que os símbolos remetam a Deusa Grande Mãe, uma estatua de mulher de curvas com símbolos desconhecidos no corpo e pele escamada fora encontrada. Analisando as incrustações nas rochas vê-se a Deusa Grande Mãe no ventre da Grande serpente que se acredita ser a Deusa da Criação. As evidências levam os pesquisadores a crerem estarem diante do mito da criação.
A galeria central conta a história da criação. A curva ondulante gerou a serpente e por sua vez seu movimento fez o mundo girar e seu sangue fertilizou a terra e a vida surgiu.
A Deusa Grande Mãe, filha da serpente, assumiu forma humana e narrou a seus iguais a história da criação. Os homens passaram a venerá-la e dedicar parte da colheita em oferenda e agradecimento ao equilíbrio da natureza e a fertilidade do solo.
As expressões mais intrigantes, porém, se encontram na ultima galeria, que se encontra no outro lado da montanha, atravessando o subsolo. Há uma monumental estátua de um guerreiro empunhando armas, adornado por espólios de guerra (objetos e ossos).
As obras encontradas apresentam os acontecimentos que mudaram a concepção de vida dos humanos. O deus da guerra usa o sangue da serpente e confecciona uma espada. O primeiro instrumento mortal já inventado. Ele decepa a cabeça da grande mãe e banha-se em seu sangue. Vai até o ninho da serpente e não é reconhecido pelo fato de ter se banhado no sangue da Grande Mãe e movido pela raiva ele decepa a cabeça da serpente com um só golpe.
Canalizou o sangue para que chegassem aos humanos, seus soldados, que agora construíam armas para matar. Arrancou as bolsas de veneno e misturou um pouco no sangue para que as armas fossem mais eficientes. Fez um colar com os dentes da serpente a arrancou-lhe os olhos para que não mais refletissem a vida. Os tempos seriam sombrios, porém algo de inesperado aconteceu; O sol surgiu no céu e mostrou o dia e a luz. Inspirados os homens descobriram como controlar o fogo e desde então a barbárie reina sobre a terra. Os homens evoluíram e hoje conseguem levar a morte aonde quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário